Segundo wikipedia, vício do latim vitium significa “falha” ou “defeito” é um hábito repetitivo que degenera ou causa prejuízo ao viciado, um bom exemplo seria as drogas que dependendo da substancia pode viciar nas três primeiras tragadas, há quem diga que até mesmo na primeira tragada vicia, dependendo da pessoa, mas o tema em questão neste artigo são os vícios gerados pela tecnologia assim como os vícios citados, os jogos, telefone, mensageiros, redes sociais e a internet em geral também fazem parte deste grupo de vícios, e que obviamente também trás grandes prejuízos para a saúde. Dentre os problemas gerados pelo vício tecnológico esta a ausência de vida social já que prendem a pessoa durante muitas horas diante de algum aparelho e que consequentemente gera depressão, ausência de sono, alteração do sistema digestório, etc. se você for um jovem lendo esse artigo muito provavelmente já escutou sua mãe falar de tudo, e pode ter certeza que grande parte do que ela diz é verdade.
Agora o que esta na moda é as redes sociais que prendem a atenção do internauta na frente do computador durante muitas horas, inclusive hackers famosos como o que desbloqueou o Playstation 3 afirmaram que querem aniquilar o Orkut, pois prende a atenção das pessoas durante muitas horas e que as crianças brasileiras perdem seu tempo de estudo com ele o que é a mais pura verdade, mas não são só as crianças que perdem um grande tempo com redes sociais agora as pessoas mais velhas também estão aderindo a moda inclusive o usuário mais velho do Facebook é a senhora britânica Lillian Lowe, de 103 anos.
Se não bastasse às redes sociais em si já prenderem a atenção de quem as utiliza para não cair à popularidade e a modinha persistir agora estão utilizando de uma técnica bastante eficiente, os jogos e aplicativos! Tanto o Orkut como o Facebook estão a cada dia oferecendo ainda mais aplicativos, lembram da época do BuddyPoke? Minha Música? Vou, Não Vou? Eu sou ( “Seu time de futebol” ), todos estes aplicativos do Orkut que ficaram muito famosos, mas como tudo que se cria na web uma hora ou outra os usuários enjoam e para não perder usuários resolveram criar os jogos o que é a “modinha” atual, além da rede social prender o usuário o jogo ajuda a duplamente prender o usuário, mas se não bastasse “apenas tudo isso” os jogos estão sendo FEITOS PARA VICIAR propositalmente.
Os jogos feitos para viciar tem o proposito único de segurar os internautas em suas plataformas, com o vício em uma única plataforma fica difícil à outra, pois geralmente elas possuem esquemas diferentes de lidar com o usuário. Um exemplo bem simples é pegar um usuário de Windows e força-lo a experimentar o Linux, pode ter certeza que ele vai encontrar uma dificuldade imensa, mas se pegarmos um usuário que nunca teve contato com um computador e coloca-lo para manipular o Linux ele vai lidar muito facilmente do que se fosse com o Windows, o porquê disso? Porque o usuário já ficou viciado com os esquemas do Windows que torna seus usuários dependentes. Vale lembrar também que por muitas vezes os jogos oferecem meios de se comprar áreas Vips ou objetos que seus concorrentes não têm o que acaba acarretando grande fonte de lucros para os fabricantes dos jogos. Os jogos feitos para viciar tem a seguinte característica de ir oferecendo recompensas para o usuário a fim de tonar um desafio alcançar o próximo passo, então o usuário entra em um ciclo infinito deixando-se levar pelo desafio.
Portanto se você é um usuário destas plataformas de redes sociais preste bem atenção antes de iniciar em um jogo ou aplicativo, tome como noção suas opiniões anteriores, ou seja, antes de começar estipule uma meta pra si e marque como absurdo aquilo que você nunca faria como: passar mais de 1 hora no aplicativo e jogo, gastar dinheiro com aplicativo e jogo, troca-los por tarefas obrigatórias em seu dia-dia, cuidado com higiene pessoal, trocar um sono tranquilo por noites de jogos. Poderia citar aqui milhares de motivos para você não aderir ao vicio, mas por incrível que pareça todo viciado um dia teve a mesma opinião.
Esse post eu dedico a Flavia S. F. Santos,que sempre tem um lugar enorme no meu S2
Nenhum comentário:
Postar um comentário