terça-feira, 21 de junho de 2011

O exame de fezes(Porque, como e quantidade)

POR QUE? Quando o médico solicita o EPF (Exame Parasitólogico de Fezes), ele está interessado em pesquisar a presença de vermes parasitas no nosso organismo, principalmente crianças. É utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.Isso é importante, pois, em casos de contaminação grave, outros exames como o hemograma pode se alterar.
COMO COLHER AS FEZES: Geralmente os laboratórios ou o médico fornecem o pote coletor de fezes. Colher o material sobre um papel ou plástico e transferir para o pote com aquela colherzinha que vem dentro do pote é a melhor forma. Se possível, é bom proteger bem o frasco com plástico e refrigerar. Em casos, o médico pode pedir três (03) amostras colhidas em dias diferentes, para isso o laboratório fornece um frasco com o MIF (Merthiolate-Iodo-Formol) na dosagem correta, que serve para coletar as amostras e acondiciona-las o tempo necessário. O uso de laxante não é recomendado, pois costuma dificultar o exame.
QUANTIDADE: Apenas o tamanho referente a meia colher de sopa é suficiente. Respeite o profissional do laboratório, não encha o frasco até a tampa. Isto é altamente deselegante. Se o exame der negativo, virá escrito: NEGATIVO, claro! Se o exame der positivo, virá escrito o nome do verme encontrado, geralmente, encontram-se ovos ou cistos que significa presença do verme. Alguns laboratórios preferem colocar o nome da verminose (giardíase, amebíase, por exemplo).

Fonte:diariodebiologa.com.br

Esse post é dedicado à Ana Patricia Costa Pereira

27 comentários:

  1. quando eu fazia exame de fezes eu enchia todo o frasco de bosta.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil. Sempre achei que tinha que encher o frasco

    ResponderExcluir
  3. Cara rsss, eu rachei aqui quando li a parte (Respeite o profissional do laboratório, não encha o frasco até a tampa. Isto é altamente deselegante). rsssss rachei, mas as vezes esse tipo de informação nos falta, e por isso muitos acabam exagerando "na doze" de m*. culpa dos "profissionais" responsáveis pelo setor, que faltam com esta importantíssima informação. mas em relação a esta post, Parabens, foi hiper útil a mim, pois eu acabei de coletar para um exame é claro (afinal rssss porque alguem pesquisaria tal informação, sem a devida necessidade??? rsss) e estava em duvida se a quantidade que coloquei no potinho, era suficiente.

    ResponderExcluir
  4. Caramba!!!!!!!!!!!!! Coloquei meia pazinha! Acho que foi insuficiente...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gente morri de rir com o post e os comentários kkkkkkkkkkkkkk
    Tmbm estava em dúvida da quantidade de fezes....meu filho tem 13 anos irá fazer vários exames fezes urina e sangue ...e ele estava com dificuldade de ir fazer o número 2 e falei tenta pelo menos fazer um pouquinho e ele conseguiu....dúvidas esclarecidas sobre a quantidade pq tmbm acho exagero enche o frasco ...ufa

    ResponderExcluir
  7. Sempre atolei o pote de bosta até a tampa.

    ResponderExcluir
  8. Vocês me matam de rir... Não iria encher, porem precisava de uma instrução. Grata!

    ResponderExcluir
  9. Eu to indo levar o meu agora, o ruim é que parece que nosso intestino sabe que vc tem q levar o exame e na hora de fazer o n°2 ele resolve travar rsss

    ResponderExcluir
  10. Ri bastante dos comentários, mas foi muito utiú a explicação, imagine a raiva do profissional abrindo o frasco cheio ate o tucupi kkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pelo post...muito util e importante para orientar nós leigos😉

    ResponderExcluir
  12. Eu to rindo muito com esses comentários, hahaha, ótimas instruções.

    ResponderExcluir
  13. Se não fosse essa orientação tbem achei q tinha q encher o pote.Mas alguns comentarios são comicos kkk

    ResponderExcluir
  14. Pelo oq a recepcionista me disse achei q tivesse q encher o pote! Pq eles não instruem direito os pacientes ne

    ResponderExcluir
  15. eu fiz hj levei mas do que devia naõ sabia

    ResponderExcluir
  16. Ia atolar o pote, obrigado pela informação. Muito útil.

    ResponderExcluir
  17. Muito útil a informação ,tive que fazer e acho que coloquei pouco ,espero que dê certo,sempre me preocupei com a quantidade,muitas vezes o atendente não nos informa .Ri demais com os comentários kkkkk eu não enchi o potinho .

    ResponderExcluir